VAZOU! - Honda deixa entranhas do novo NSX à mostra da internet

Há mais um superesportivo japonês no horizonte e não se trata de nenhum dos nomes que emergiram recentemente, como Lexus LF-A ou o todo-poderoso Nissan GT-R. A Honda também anda preparando uma coisa fina, que atende por nome já conhecido: NSX. O novo, de todo modo, terá motor central-dianteiro, ao contrário do anterior, que trazia o motor em posição central-traseira. O caso é que, com o motor V10 de 5,5 litros e 560 cv do novo veículo, ele poderia estar instalado em qualquer lugar que continuaria impressionando.



Quando o NSX chegar às revendas no exterior, lá pelo final de 2009, espere que ele honre a denominação de superesportivo, com um tempo para ir de 0 a 100 km/h em menos de 4 s e com uma máxima acima dos 320 km/h. O comportamento dinâmico digno de nota deve ser garantido pelo sistema de tração integral Super-Handling All-Wheel Drive (SH-AWD). Pena é que as chances de ver um exemplar por aqui sejam tão remotas, uma vez que a Honda não deve importá-lo oficialmente.

Fonte: AutoExpress via World Car Fans

Ford apresenta EcoSport com motor 2-litros flex e mais barato: R$ 58,9 mil

A Ford mostrou ontem à imprensa especializada seu mais novo produto, o EcoSport com motor 2-litros flex. Fabricado no México, o motor Duratec agora é capaz de rodar com álcool, uma demanda antiga dos proprietários tanto do EcoSport quanto do Focus, carro para o qual esse novo motor deve migrar no máximo até meados do ano que vem, ainda que a Ford diga que ele só chegará no final do ano que vem.



Discreto, o novo carro traz apenas um emblema "Flex" no vidro, pouco acima da terceira luz de freio. Mas o melhor que ele tem a oferecer é o preço, de R$ 58,9 mil, na inédita versão FreeStyle com motor 2-litros. Completa, com ar-condicionado, direção, trio elétrico e sistema My Connection, ela custa apenas R$ 1.000 a mais que a versão com motor 1,6-litro, o que deve condenar o modelo mais fraco ao ostracismo. Com o combustível vegetal, o motor rende 145 cv a 6.000 rpm e 191 Nm a 4.250 rpm. Com o fóssil, nas mesmas rotações, a potência é de 141 cv e o torque, de 187 Nm.

Essa estratégia mostra que a Ford quer aumentar bastante os volumes de vendas do motor Duratec, tanto para compensar o investimento quanto para desafogar a demanda por motores 1,6-litro da fábrica de Taubaté, que há anos trabalha em sua capacidade máxima.

A parte ruim é que os preços anunciados ontem pela Ford ainda não estão atualizados no site da empresa, o que pode dar ao consumidor a idéia de que se trata de um valor promocional ou mesmo falso. No site da Ford, o modelo FreeStyle nem aparece, só o XLT 2.0 Flex, por R$ 62,15 mil, valor próximo do que a empresa pretende cobrar do modelo com ABS, dois airbags e transmissão automática. Ele sairá por R$ 60,9 mil.

Se a escolha for pela versão com tração nas quatro rodas, a 4WD, o preço será de R$ 61,9 mil. No site, essa versão também não aparece.

Estranho é que, enquanto ABS, airbags e transmissão automática acrescentam apenas R$ 2.000 ao valor total do carro, bancos de couro custam R$ 2.885, tanto no automático quanto no 4WD. Como o EcoSport já está à venda, esperemos que o site seja rapidamente atualizado para refletir a nova realidade que a empresa transmitiu aos jornalistas. E que, cá entre nós, é muito mais interessante que os R$ 62,15 mil que o site oficial da marca expõe. Mais exatamente R$ 3.250 mais interessante.








Fonte: Ford

Revista CAR mostra primeira imagem oficial do Aston Martin Rapide

Depois da apresentação oficial de fotos do novo cupê de quatro portas da Porsche, o
Panamera, chegou a vez de a Aston Martin mostrar o modelo que anda preparando para o mesmo segmento de mercado, o Rapide. A bem da verdade, a marca ainda não queria mostrar o carro, tanto que não o fez oficialmente, mas a imagem, oficial, foi divulgada pela revista CAR.



Primeiro modelo da Aston Martin a ser feito fora do Reino Unido, o Rapide será fabricado na Áustria pela Magna Steyr, fornecedora conhecida pela excelência nos serviços que presta.

O novo cupê de quatro portas será um daqueles casos bem sucedidos de carro-conceito bastante festejado que chega à produção em série. Segundo a CAR, o Rapide de produção tem muito pouca diferença em relação ao conceito, que já era baseado no fantástico DB9.

O motor do novo modelo é um V12 de 6-litros e 480 cv, 30 cv a mais do que o DB9 dispõe. Com 5 m de comprimento, o grã-turismo começa a ser vendido em 2010.

Fonte: CAR Magazine

"Quero um carro espaçoso, barato e com bom porta-malas por até R$ 30 mil."

"Oi, pessoal do MotorDicas, tudo bem?

Vejam se vocês podem me ajudar. Estou querendo trocar de carro. Tenho um Fiat Palio Young 2001/2001, que possui apenas vidros e travas elétricas. Sou autônoma na área de vendas, por isso preciso de um porta-malas grande.

Gostaria de um carro 0 km ou seminovo econômico, com manutenção baixa, quatro portas, vidros e travas elétricas e, se possível, ar-condicionado. Posso gastar no máximo R$ 30 mil, no total. Vou colocar o meu carro na troca e completar o resto à vista.

Queria também que não fosse um carro muito visado para roubo. Gostaria de saber quanto está valendo o meu carro e o que vocês poderiam me aconselhar no mercado atual. Aguardo retorno.

Obrigada,

Daniela Vieira Diniz"


Como vai, Daniela, tudo bem?

Vamos primeiro a quanto seu carro vale. Os preços de venda de um Palio Young 2001 giram entre R$ 15 mil e R$ 18 mil, mas, considerando a grande oferta de modelos na faixa dos R$ 15 mil, se você conseguisse vender o seu por algo entre R$ 16 mil e R$ 17 mil, já será um bom negócio.

Agora, o importante é conciliar o que você quer com o que pode comprar. Como representante comercial, você precisa de um carro com um bom porta-malas, econômico, fácil de manter, pouco visado para roubo, razoavelmente completo (com ar-condicionado, de preferência) e de seguro barato.

Novo, você não conseguirá um carro com esse perfil, o que não necessariamente é algo ruim. Carros novos só são recomendáveis quando você pretende ficar com eles por pelo menos mais de dois anos. Isso não quer dizer que você deva abrir mão de garantia e de um veículo em boas condições, com referências confiáveis. Há seminovos exatamente com essas características. E eles são vendidos pelas locadoras de automóveis, as únicas donas destes automóveis. Muitas oferecem garantias longas e os preços costumam ser imbatíveis. Há até algumas que permitem o aluguel do modelo que interessar a você. Caso você não goste dele, é só devolvê-lo e pagar as diárias.

Isso só poderá ajudá-la se você souber que modelos procurar, já que há uma infinidade de opções entre os seminovos de locadoras. Hoje, no mercado brasileiro, há duas opções que se encaixam exatamente no que você precisa: os Renault Logan e Sandero.



Estes dois automóveis são modelos do tamanho de um Toyota Corolla com o preço de um Fiat Palio novo. O Sandero, por exemplo, tem 320 l de porta-malas, bem razoável para um hatch, tipo de carro que você parece gostar mais. Em todo o caso, se precisar de ainda mais espaço e gostar de um sedã, o Logan oferece 510 l.



Numa pesquisa rápida no site da Unidas, há diversos Renault Logan, completos e com menos de 40 mil km, por exatamente R$ 30 mil. Como são novos de mercado, ainda são muito pouco visados para roubo (e espera-se que continuem assim). Também são equipados com um motor 1-litro 16V que é bem econômico e tem um ótimo desempenho para o carro, comparado com o de concorrentes com o mesmo tipo de motorização.

Se você preferir pensar em outras marcas, pode até querer continuar na Fiat e pegar um Palio ou um Siena novo pelo valor que deseja, mas o porta-malas grande só estará presente no Siena. O Palio, além do porta-malas apenas razoável, também é um modelo com altos índices de roubo.

Opções no mercado de usados há muitas, mas minha recomendação é que você pegue, sim, um modelo mais novo (daí a visita às locadoras, que oferecem garantia), mais completinho e com bom porta-malas. Com estes requisitos em vista, Sandero e Logan são as melhores opções.

Um abraço,

Gustavo

Mazda apresenta seu novo modelo médio, o Mazda3, nas versões hatch e sedã

A Mazda apresentou recentemente seu Ford Focus. É evidente que o carro não ganha o mesmo nome, mas é construído sobre a mesma plataforma do modelo médio da Ford atualmente à venda no Brasil. Chamado de Mazda3, ele, a exemplo do veículo da marca norte-americana, terá versões sedã e hatch. A sedã foi apresentada no último Salão de Los Angeles e mantém o motor 2-litros de quatro cilindros e 150 cv do veículo anterior, mas também ganhou um belo 2,5-litros que gera 169 cv.





De todo modo, a maior novidade da linha é a versão hatchback, que será lançada no Salão de Bolonha. O evento abre suas portas ao público no dia 5 de dezembro e mostrará o carro, também chamado de Axela, no Japão, com as especificações européias. A grande novidade para o Velho Continente, como não poderia deixar de ser, é um novo motor turbodiesel de 2,2 litros e duas opções de potência: uma mais tranquilinha, de 150 cv, e a realmente interessante, de 185 cv. Além deste motor, há também um turbodiesel 1,6-litro e dois a gasolina, de 1,6 litro e 2 litros. Belo automóvel. Pena a marca não ser mais vendida no Brasil;







Fonte: Mazda

Volvo mostra como será seu novo sedã médio com o S60 Concept

A Volvo está para renovar uma de suas linhas, a do sedã médio S60. Como de costume, a marca não vai jogar o nome fora, ainda que o carro prometa ser completamente novo. Com sua apresentação oficial marcado para o próximo Salão de Detroit, em 2009, o S60 Concept antecipa como será o novo carro, com lançamento marcado para 2010.



Nenhuma especificação técnica foi divulgada, o que só deve ser feito quando o carro for oficialmente apresentado, mas já sabe, por exemplo, que o perfil de cupê do atual S60 foi ainda mais reforçado. O comportamento dinâmico, segundo a Volvo, é o melhor que um veículo da marca já conseguiu apresentar. Outro detalhe interessante é o console central flutuante, semelhante ao já usado no C30 com uma beleza impressionante, mas o do S60 Concept é ainda mais interessante. Ele é inteiramente feito com cristais Orrefors, à mão.

Apesar de Detroit estar, infelizmente, perdendo sua importância, o S60 Concept ajudará a cidade a receber atenção por um motivo diferente da crise que atravessa.




Fonte: Volvo

Mitsubishi propõe um novo modo de dirigir com o MMR25

Qualquer um que já tenha visto e gostado de uma corrida de rali sonha em se tornar tão bom quanto um piloto desta competição, colocando o carro para andar de lado com total controle. Bem, de acordo com a Mitsubishi, em 2025 qualquer um será capaz de fazer o mesmo, desde que esteja a bordo de um MMR25.



Este projeto, criado por Jon Hull para a marca japonesa concorrer no LA Auto Show Design Challenge, aplicaria oito motores elétricos a cada uma de suas rodas. E roda é o modo mais fácil de se referir ao que o carro traz no lugar delas, ainda que nem remotamente sirva para explicá-la. Os oito motores compõem a supefície desta "roda", como se fossem o pneu, mas são capazes de girar de modo independente, o que permite ao carro seguir em frente mesmo que esteja apontando para outra direção.

Além da idéia para o sistema de propulsão, bastante original, o MMR25 também usa aerodinâmica oblíqua, ou seja, o carro é tão aerodinâmico de frente quanto de traseira e de lado. Um apêndice aerodinâmico central se ajusta à posição do carro, esteja ele andando de frente ou de lado. Só nos perguntamos como ele pode ser dirigido sem pára-brisa, mas não deve ser nada que um monte de câmeras não consiga resolver, se é que essa é a idéia.

Será que o MMR25 chegará à realidade? Duvidamos muito, mas que gostaríamos de dirigi-lo, gostaríamos!









Fonte: LA Auto Show Design Challenge