Designer mostra carros que podem chegar ao mercado em breve

O designer Eduardo Oliveira, como todo apaixonado por carros, adoraria saber como será a nova geração da Ford Courier, a picape VW Arena, a sucessora da Saveiro, o Ford Ka Sedan e por aí afora. A vantagem que ele leva sobre a maioria é que ele não precisa contar apenas com sua imaginação. Ela é apenas um ponto de partida para que ele mostre aos demais mortais como poderiam ser esses veículos. Duvida? Então espia abaixo a futura picape do VW Gol NF.



Quer mais? Então olha como seria a Parati, se ela tivesse alguma chance de chegar ao mercado ao lado da SpaceFox, que vende muito bem e não anda precisando de ajuda no segmento.



E o Fiat Palio, que deve ser corrigido em breve para ficar com uma dianteira e uma traseira mais interessantes? Oliveira também trabalhou nisso:



A maior novidade da Fiat, fora o Bravo, deve ser mesmo a primeira picape pequena do mundo com cabine dupla, a Strada CD. Olha ela logo aí abaixo.



Dando um pulinho na Ford, Oliveira nos mostra pelo menos dois novos produtos, bem importantes. O primeiro é o Ka Sedan, que a marca precisa criar para garantir participação no segmento de sedãs pequenos. O Fiesta Sedan é caro para o segmento em que o Chevrolet Classic nada de braçadas.



Outro, mais certo de ser lançado, é o Ka de cinco portas. O modelo novo só foi lançado com três portas porque o dinheiro para ter um cinco-portas, o que mais vende, era curto, na época.



Também há a nova picape pequena da marca. O mais provável é que ela seja fabricada sobre a base do Ka, mas há quem diga que ela pode dividir plataforma com o EcoSport. Como as duas são possíveis, Oliveira criou a PiKape e a EcoPampa.



Por fim, Oliveira bolou um Vectra cupê, modelo que não tem a menor chance de ser fabricado. Em todo caso, ele já mostra como serão a traseira e a dianteira do modelo 2010. Além da gravata dourada, a dianteira do modelo europeu também será usada por aqui.



Achou as imagens interessantes? Então visite o site do Eduardo, "Irmão do Décio", que todo dia traz uma projeção interessante. O nome do blog pode parecer estranho, mas faz sentido. "Meu irmão (Décio) pedia para eu fazer caricaturas dos colegas de trabalho dele, então perguntavam: ‘Quem fez isso? - Ah, foi o irmão do Décio! Como o blog não tinha nenhuma pretensão, ficou assim mesmo”, disse o designer ao MotorDicas. Com pretensão ou não, vale a visita.

Fonte: Irmão do Décio

Empresário do RS cria jipe sobre base do Willys CJ5, o xiRu

Rafael Guido Klaudat, do Rio Grande do Sul, queria dar um novo visual ao Willys CJ5. "A grande maioria já tem suas carrocerias muito deterioradas. Como eu nunca gostei de cópias, decidi então produzir uma carroceria que tivesse um estilo robusto, próprio dos jipes, porém diferente dos que já existem e sem a necessidade de fazer modificação nenhuma no chassi do CJ5." O resultado do esforço solitário de Klaudat é o xiRu, um jipe que deve chegar ao mercado em breve.



Como se trata de um kit de carroceria, o preço deve ficar, segundo Klaudat, em R$ 6.900. Todo feito em fibra de vidro, o xiRu apresentará vantagens em cidades do litoral, onde a corrosão ataca as carrocerias de aço sem dó.

O pessoal de Santa Catarina conhece bem o termo xiru, selecionado por Klaudat para batizar seu veículo. “O nome xiRu foi escolhido em razão de um amigo, que costumava chamar a todos de xiru. Como este nome me pareceu simpático, após pesquisar no dicionário descobri, para minha agradável surpresa, que seu significado na língua tupi é ‘meu companheiro’.”






Fonte: Rafael Guido Klaudat

BMW Z4 aparece descoberto durante filmagem nos EUA

A BMW revelará o novo Z4 este mês, mas imagens do novo roadster já andam pipocando por aí, mesmo que não as oficiais. É o caso da que está abaixo, conseguida por Jason, do ZPost.com.



Ela foi tirada em um concessionário BMW, onde um novo filme, Solitary Man, com o ator Michael Douglas, está sendo gravado. Apesar de não vir com informações sobre o carro, a foto ajuda a visualizar como será o novo esportivo da BMW. Ainda bem que não havia só câmeras de vídeo no concessionário, mas também câmeras fotográficas!

Fonte: ZPost.com via AutoBlog.nl

As rodas influenciam no consumo?

"Caros amigos do MotorDicas,

Acho que essa é sempre uma dúvida recorrente entre os entusiastas e aqueles que gostam de carro e querem deixar o seu bem apresentável. Quando falamos em aros esportivos, sempre nos vêm à cabeça aros 16", 17", 18"... Agora, no que concerne ao consumo, há uma grande diferença para os aros originais, que vêm de fábrica?

Outra coisa, já mais particular: as rodas do New Civic cabem no Honda Fit?

Abraços,

Ivo Lunguinho"


Como vai, Ivo, tudo certo?

Há, sim, uma diferença de consumo entre rodas de série e rodas que você adapta em seu carro para ele parecer mais esportivo. Ainda que você não se sentisse tentado a pisar mais se seu automóvel parecesse mais possante, o que por si só já aumentaria o consumo, pneus esportivos têm um composto que adere mais ao solo. Com isso, o esforço para a roda girar é maior.

Do mesmo modo a superfície do pneu: se ele originalmente for 165/70 R13 e você colocar um 195/30 R18 no lugar, o que é possível, a superfície de contato (e de atrito) do pneu de aro 18" será bem maior que a do pneu aro 13". Não é à toa que carros populares tinham "pneus de bicicleta". Quanto mais finos, mais econômicos.

Mas não serve colocar qualquer pneu e roda em seu carro. Quando você escolhe uma roda maior, o pneu tem de manter a circunferência da roda original, sob pena de haver problemas na mensuração da velocidade e você tomar multas por desconhecimento. O comportamento do carro, com um pneu muito grande, também pode ficar pior, mais lento. Seria como se as marchas tivessem ficado subitamente mais longas.

Para calcular essa circunferência, há diversas calculadoras de pneus por aí, a maioria em inglês. Eu recomendo essa: http://www.etyres.co.uk/tyre-size-calculator.htm. A nova medida não pode ultrapassar 2,5% de diferença em relação à do pneu anterior.

No que se refere a sua pergunta sobre as rodas do New Civic caberem no Fit, cabem, porque o offset é o mesmo, mas há dois problemas: a furação das rodas é diferente (a do Fit tem quatro furos e a do Civic, cinco) e o pneu pode ter um diâmetro diferente. Calcule o diâmetro e acerte o problema de furação que fica tudo certo.

Espero ter ajudado!

Um abraço,

Gustavo

Fisker Karma de produção será mostrado no Salão de Detroit

O Salão de Detroit será um espelho do mercado norte-americano quando abrir seus portões, em janeiro do ano que vem. Haverá muito pouco do que se orgulhar, já que muitos fabricantes importantes já disseram que não vão participar do evento. De todo modo, há pelo menos uma boa notícia a esperar: o sedã Fisker Karma de produção em série, mostrado pela primeira vez hoje, na foto abaixo.





O Fisker Karma, como muitos já sabem, será o primeiro carro elétrico com autonomia estendida, uma primazia que deveria ser do Chevrolet Volt se a GM tivesse a agilidade necessária para isso. Além da imagem do sedã, a Fisker também revelou que o carro usará um motor 2-litros Ecotec, movido a gasolina e com turbo, para recarregar as baterias que alimentarão o Karma. O que a companhia não revela é por que o Karma precisará de um motor de 260 cv para carregar baterias, uma vez que um motor menor faria o mesmo serviço com menos combustível, mas a empresa com certeza vai explicar isso na apresentação oficial do carro. Nesse meio tempo, ela mostrou também fotos do veículo sob testes. Tomara que eles façam o carro ter um excelente comportamento dinâmico, ótima performance e pouca ou nenhuma emissão de poluentes. Isso justificaria o preço de US$ 87,9 mil (nos EUA).













Fonte: Fisker Automotive

"Sandero, Fit, Gol e Polo: qual é o melhor para viajar?"

"Bom dia, Gustavo, tudo beleza?

Mais uma dúvida aí pro MotorDicas: hoje eu tenho um Ford Ka 2001 sem muitos opcionais (só ar quente, travas elétricas, limpador e desembaçador).

Casei há pouco tempo e minha pretensão de filhos é só para daqui a pelo menos 2 anos.
Estou querendo trocar meu carro, pois gostamos de viajar e o Kazinho já tá passando da idade. Estamos em dúvida entre quatro modelos, em duas faixa de preço:

Em torno de R$ 30 mil (usados):
Honda Fit e VW Polo Hatch

Em torno de R$ 40 mil (zero):
Sandero 1.6 8v e Novo Gol 1.6

O que vocês recomendam, pensando em seguro, conforto, manutenção etc.?

Obrigado!

Adriano Ferreira
Joinville - SC"


Tudo certinho, Adriano. Espero que com vocês também esteja. Aproveito a chance para mandar meu abraço a todo o pessoal de Santa Catarina. Tomara que as coisas já estejam voltando ao normal por aí.

Voltando ao assunto, Adriano, as escolhas de vocês são todas bem boas. Honda Fit, VW Polo, VW Gol (o novo) e Renault Sandero são ótimas opções no mercado. O que vai determinar a compra de uma ou de outra será, como sempre, o que você e sua esposa privilegiam.





Se vocês querem carros com excelente acabamento, a escolha vai necessariamente recair sobre VW Polo e Honda Fit. O VW Gol e o Renault Sandero são bem mais simples neste aspecto, ainda que não se possa dizer que tenham acabamento ruim. É uma simplicidade bem feita a que você vai encontrar nos dois modelos, mas pode ser insuficiente. Em todo caso, só Polo e Gol oferecem regulagem de distância do volante. O volante do Honda Fit antigo só tem regulagem de altura e o Sandero, nem isso.

Como vocês querem um carro para viajar, eu recomendo ar-condicionado. Fit e Polo o trazem de série. Se encontrar algum destes veículos sem o equipamento, fuja. O Sandero também tem versões que já vêm com ar-condicionado, como a Privilège, a R$ 42,64 mil, e a Nokia, a R$ 47,09 mil.





O Sandero Stepway, que poderia ser uma ótima pedida, a R$ 44 mil, só traz ar-condicionado com um pacote de opcionais. O mais barato, o Pack Step, custa R$ 4.600, o que eleva o preço a R$ 48,6 mil. O novo Gol entra na mesma situação. Para ter um com ar-condicionado, só se você pagar por ele à parte.

Como sempre digo por aqui, opcionais são uma grande furada. Ou o carro traz o que você quer de série ou é melhor pensar em outro veículo. Por isso, exclua o Stepway e o Gol da sua lista se você fizer questão de ar-condicionado. Como eu disse antes, eu recomendo fortemente que seu novo carro tenha o equipamento, mas a decisão é sua.

Os modelos mais espaçosos da lista são o Fit e o Sandero, disparados, com ligeira vantagem para o Renault. Polo e Gol, apesar de serem de segmentos diferentes, oferecem mais ou menos o mesmo espaço interno e de porta-malas. O Polo, para piorar, deve sair de linha no ano que vem, no máximo em 2010, já que, na Europa, ele muda no começo de 2009. É um excelente carro, mas só vale a pena seminovo ou usado, mesmo, a não ser que você queira ficar com ele por pelo menos mais de dois anos.

De todos, o que tem seguro mais barato é o Sandero, seguido pelo Fit. Gol e Polo sofrem com sua popularidade, inclusive junto aos ladrões... O Sandero, além de ter três anos de garantia, vem sendo bastante elogiado pela facilidade de manutenção que oferece. O Fit tem uma mecânica muito confiável, ainda que não seja necessariamente barata. Ela acaba custando pouco pelo pouco trabalho que dá.

Em termos de consumo de combustível, o Fit é o campeão desta turma. Sandero, Gol e Polo se equivalem neste quesito.

Com estes pontos em mente, espero que você possa tomar a melhor decisão de compra, mas não se esqueça de andar nos quatro carros. Um fator importante, e que nunca deve ser ignorado, é sua satisfação. Qual destes automóveis é, na sua opinião, o mais gostoso de dirigir? Qual deles você gosta mais de ver, por dentro e por fora? Uma compra meramente racional pode se mostrar frustrante a longo prazo. Escolha a melhor opção para você levando em conta todos os fatores, inclusive seu gosto pessoal.

Se precisar de mais alguma ajuda, Adriano, avise!

Um abraço,

Gustavo

VAZOU! - VW Golf Plus aparece em folheto distribuído por engano

O VW Golf Plus, pouco conhecido no Brasil, é uma versão minivan do modelo médio da marca alemã. Com lançamento marcado para quarta-feira desta semana, no Salão de Bolonha, o modelo acabou aparecendo em folhetos acidentalmente distribuídos no Salão de Essen, na semana passada. O jornal holandês AutoTelegraaf, que pegou um dos tais folhetos, mostrou ao público como ficará a nova minivan.

[

As mudanças, aparentemente sutis, ficaram restritas a um novo conjunto óptico, com uma grade dianteira também renovada, para se ajustar à nova identidade visual da marca, inaugurada com o Scirocco. Os motores devem ser os mesmos, mas isso a gente confirma na apresentação oficial do carro.





Fonte: AutoTelegraaf.nl via AutoBlog