Italdesign Giugiaro Frazer-Nash Namir: híbrido ou elétrico?

A Italdesign anunciou em fevereiro que sua maior atração para o Salão de Genebra seria o híbrido mais veloz do mundo. Ele deveria se chamar Frazer Nash, mas, a bem da verdade, ele tem um nome bem mais comprido. É Italdesign Giugiaro Frazer-Nash Namir (tigre, em árabe).



A resposta pode variar, mas nós achamos que chamá-lo de híbrido não seria correto. O esportivo de 4,56 m de comprimento não usa seu motor Wankel de 814 cm³ para rodar, mas só para carregar suas baterias, que também podem ser carregadas em uma tomada comum.

O Namir tem 1,19 m de altura, 1,97 m de largura e um entreeixos de 2,63 m. Tem lugar para motorista e passageiro, com bancos-concha e rodas de aro 20” que vestem pneus 245/40 R20 na frente e 275/40 R20 atrás. Com o motor a gasolina em operação, o Namir é capaz de percorrer 39 km com um litro de combustível e emite menos de 50 g/km de CO2.

Com um peso total de 1.450 kg, ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 3,5 s e atinge uma velocidade máxima de mais de 300 km/h. Isso pode ser creditado ao sistema de propulsão criado pela Frazer-Nash. É isso mesmo: a empresa britânica não desapareceu, só parou de produzir carros, dedicando-se a outros segmentos de atuação automotiva.

O Namir usa quatro motores elétricos que produzem 367 cv (270 kW). Eles não são instalados nas rodas, mas sim nos eixos. É uma pena, uma vez que isso representaria uma enorme economia em peso e peças, mas o carro continua extraordinariamente rápido. Seria legal se essa velocidade no asfalto fosse a mesma para ele atingir a produção em série, ainda que limitada.











Fonte: Italdesign