"Quero fugir do aumento do IPI: Renault Symbol ou VW Voyage?"

"Olá! Venho pedir uma valorosa sugestão: estou com dinheiro para comprar um carro agora até o fim de março para pegar a redução do IPI. Cogitei o novo VW Voyage 1.6 completo (R$ 39,5 mil) ou o novo Symbol, da Renault. Queria uma orientação de qual é a melhor compra e a mais segura, ou seja, mesmo sendo de categorias diferentes, compensaria pagar um pouco a mais pelo novo Renault, ou o novo Voyage, por esse preço, seria a melhor compra ou uma boa compra?

Com certa urgência, agradeço desde já o retorno.

Atenciosamente,

Carla Mundim Amâncio"


Como você está, Carla, tudo certo?

Em primeiro lugar, vamos falar dessa ansiedade em que todo mundo está com a questão do IPI. Tudo, mas tudo mesmo, indica que o governo prorrogará o desconto no imposto. Considerando o quanto a política é imprevisível, pode ser que haja uma reviravolta no meio do caminho, mas tanto o governo quanto as montadoras estão usando a iminência do fim deste desconto como argumento de vendas. Cuidado, portanto, com a ansiedade. Pode ser que todos estejam correndo à toa. Em todo caso, como você tem o dinheiro na mão, é melhor comprar agora, mesmo.

Feita a ressalva, vamos ao que interessa. Você está na dúvida entre VW Voyage e Symbol. A principal delas é considerar o Voyage e o Symbol como pertencentes a categorias diferentes. Não são, Carla. Os dois são sedãs compactos. A diferença é que o Voyage tem uma versão com motor 1-litro, enquanto o Symbol só é vendido como motor 1,6-litro, o que o coloca apenas no segmento premium deste mercado.

Assim, ambos têm a mesma medida de entreeixos, 2,47 m, mas o Voyage tem espaço interno superior, especialmente para a cabeça. Em termos de porta-malas, o do Symbol é superior, com 506 l contra 480 l. É uma diferença relativamente pequena. Assim, se você precisa de mais espaço no porta-malas, a escolha recai sobre o Symbol. Se carregar gente alta no banco traseiro, o Voyage é melhor.



Em termos de equipamentos, o Symbol se destaca por trazer a maioria de seus itens de série, como ar-condicionado e direção hidráulica. No Voyage, a maior parte dos equipamentos é opcional e opcionais, na hora da venda, não costumam integrar o valor de tabela do carro. Em outras palavras, todo investimento que você fizer neles tende a se perder. Se essa é uma questão que lhe aflige, especialmente se você não for ficar pelo menos dois anos com o carro, o Symbol oferece uma escolha mais adequada.


A melhor escolha, Carla, vai ser a que melhor a atender em diversos aspectos. Você carrega gente alta no banco traseiro? Precisa de porta-malas grande? Quer um carro econômico? Precisa de um veículo com seguro baixo? Pretende ficar muito tempo com o carro? Pese todas as questões, cote o seguro dos dois com o seu perfil e, mais do que tudo, faça um test-drive nos dois. Como a compra de um carro é uma decisão importante, o melhor para você é o que vai deixá-la mais satisfeita na hora de dirigir, de pagar as contas e de olhar para sua garagem. Comprar um carro que você ache feio só porque ele é melhor não é algo que compense.

Tomara que você faça uma excelente compra. Boa sorte na decisão.

Um abraço,

Gustavo