"Estou tirando carteira agora. Que carro eu devo comprar?"

"Bem, eu estou numa dúvida danada. Eu nunca tive um carro, estou tirando a carteira agora, estou ansioso para compra carro nesta época, mas tenho muitas dúvidas.

A minha dúvida é a seguinte: posso comprar um carro de até R$ 25 mil reais, mas, dos que eu já pensei em comprar, todos têm algum senão. O VW Gol, por exemplo, é um carro excelente, tem manutenção barata, é econômico, mas é muito roubado e tem um seguro muito caro. O VW Fox eu acho feio e muita gente reclama porque ele também é roubado e não é muito econômico.

O Fiat Palio parece ser uma boa opção, embora, para a minha realidade, eu prefira um carro maior, como a Palio Weekend. O Ford Fiesta me impressionou muito porque é bonito, grande, espaçoso e cabe no meu bolso, mas eu fiquei impressionado também com o Honda Fit. Na verdade, se o Fit não fosse tão caro eu com certeza compraria ele. Ele é econômico, bonito, estiloso, tem uma boa fiabilidade mecânica, tem seguro baixo. Ele é o mais vantajoso, mas eu tenho dúvidas em comprar um carro que eu teria de financiar em quatro ou cinco anos e que tem ainda uma mecânica cara.

Na realidade, eu gostaria de uma dica de vocês. Eu converso muito, pesquiso muito, e não vou comprar um carro sem ter certeza do que eu quero. Eu não tenho pressa, apesar de estar ansioso. Mas iria me ajudar muito se vocês me dessem uma dica. Eu inclusive acho que a minha dúvida é a mesma de todo mundo que quer comprar um carro mais popular: como comprar um carro que oferece o máximo de vantagens possíveis com o mínimo de custo?

Desde já agradeço.

Leonardo Mac Franco"


Como é que você está, Leonardo, tudo certo?

Vou aproveitar sua dúvida para fazer uma recomendação aos leitores que eu sempre faço a quem está mais próximo de mim: se você está tirando carta agora, não compre, logo de cara, o carro de seus sonhos. Sua falta de experiência ao volante pode transformar a compra em algo traumático.

Veja a situação: você começou a dirigir agora e está com um carro show de bola na garagem, estalando de novo, lindo de morrer. Talvez até financiado. E vai colocá-lo no trânsito, em estacionamentos, em vagas de garagem com pilastras, vai estacionar na rua e por aí afora. Com um carro do qual você goste muito, a tendência é que você dirija mais preocupado com o veículo que com o que é realmente importante. Sem contar que qualquer raladinha, normal no começo, vai se tornar uma grande tragédia.

Tenho diversas histórias de gente que tirou carta e já quis pegar um carrinho assim, todo bacana, para aprender a dirigir, para pegar o jeito. Foi um desastre. No primeiro acidente, graças a Deus nada de grave, as pessoas já perderam a confiança e deixaram de dirigir. As que tinham financiado o carro, então, ficaram meses fazendo contas para consertar o carro e pagar o financiamento.

Se meu conselho servir de alguma coisa, o que eu recomendo à moçada que está tirando carta agora é que compre um bom carro, mas um carro do qual não sintam a menor pena. De preferência, que o comprem à vista e ainda guardem um dinheirinho para eventuais consertos. Não porque "carta nova" necessariamente bata, mas porque o bom motorista não pode ter medo de guiar. Porque ele tem de conhecer bem o carro e esse processo às vezes implica uma ralada ou outra que só a atenção e a experiência vão evitar.

Assim sendo, Leonardo, não te indico um carro novo. Compre um usado com seguro baixo, como o Chevrolet Celta ou o Fiat Mille, que é inclusive um dos melhores para aprender a dirigir pela sua grande área envidraçada. Procure por eles em lojas de locadoras, de onde eles costumam sair com ar-condicionado e direção hidráulica.

No que se refere às opções, aliás, você pode dar uma olhada nas consultas que respondi ao Henrique Carvalho e ao Wagner Santtos. Falei a você do Celta e do Mille porque são os usados mais novos mais baratos que há no mercado, mas você também pode pegar um usado mais sofisticado e mais forte, como um Honda Civic ou um Toyota Corolla mais antigos, mas nacionais. Evite os importados por conta dos custos de manutenção.

Se você ainda estiver pensando em comprar um novo, eu, no seu lugar, compraria um VW Gol do modelo novo, não do antigo. O modelo antigo, ainda que tenha fãs, era um carro com sérios problemas de ergonomia (volante deslocado para a direita, pedais para a esquerda...), além de ter seguro caro e de defender uma concepção ultrapassada, ainda que querida pelos mecânicos (motor longitudinal é mais fácil de consertar que os transversais; tem mais espaço no cofre do motor). O novo tem a base do Polo (outro carro excelente, mas prestes a mudar), é espaçoso e bom de dirigir. Também é o modelo com menos chances de mudar no curto prazo. Querendo um modelo maior, dê uma olhada no Renaut Sandero, que também é moderno, espaçoso e bom de dirigir.

Para todos aqueles interessados em uma consulta parecida com esta, gostaria de pedir que, antes de mandarem seus e-mails para ghruffo@motordicas.com.br, vocês não se esqueçam, primeiro, de buscar no site se não há consultas já respondidas que atendam a suas dúvidas.

Se não houver, não se esqueçam de me passar que tipo de uso fazem do carro, o que mais valorizam no veículo, quanto tempo pretendem ficar com ele, quantas pessoas vão transportar, em que tipo de terreno rodam (cidade, estrada, estrada de terra), se manutenção, desvalorização, seguro e consumo são fatores importantes, se querem um novo ou um usado e quanto pretendem gastar na compra.

Pode não parecer, mas perfeição não é absoluta. Para cada caso existe um modelo mais indicado. Também peço a paciência de vocês, já que o número de consultas cresceu muito e está difícil atender todo mundo.

Um abraço a todos,

Gustavo