VAZOU! - Conheça o Audi Sportback Concept, o futuro A7

A Audi provavelmente programou uma surpresa para seu público no Salão de Detroit deste ano com um conceito secreto, mas como quase sempre acontece com os segredos do mundo automotivo, eles não podem ser mantidos por muito tempo. Isso foi o que aconteceu com o chamado Sportback Concept, um carro que em breve nos acostumaremos a chamar de A7.



O conceito é (e o futuro A7 será) construído sobre a plataforma do A6. Esta é uma arquitetura modular chamada de LBK. Ela permite ajustes em comprimento, entreeixos, largura e altura de acordo com os propósitos do novo veículo. Essa é uma ideia que a Fiat já adotou com o Stilo. O Bravo é construído sobre a mesma plataforma, ainda que com medidas diferentes, as que a Fiat julgou necessárias para seu novo hatchback médio.

Considerando que o Sportback Concept será apresentado este ano, nós podemos esperar que o A7 venha ao mercado em um prazo não superior a dois anos. Os fãs do conceito poderão poderão por as mãos em seu cupê de quatro portas da Audi lá por 2011 ou antes (de preferência).






Fonte: Fourtitude via Autoblog

Jaguar XF-R mostrará suas garras no Salão de Detroit

Poucos carros devem ter sido tão fotografados em sua fase de desenvolvimento quanto o belo sedã abaixo. Ele é a resposta da Jaguar a BMW M5, Mercedes-Benz E 63 AMG e Audi RS6, e, como se pode esperar de um felino, é uma resposta sutil, mas poderosa e certeira. O novo XF-R será oficialmente apresentado na edição 2009 do Salão de Detroit e promete virar as cabeças de quem der a sorte de vê-lo pelas ruas.



Além de ser um dos Jaguar mais bonitos dos últimos tempos, o carro é impulsionado por um motor AJ-V8 de nova geração. Trata-se de um V8 de 5 litros, auxiliado por compressores to tipo Roots, com a tecnologia de vórtices gêmeos TVS, para ser ainda mais forte. O empurrãozinho leva o carro aos 510 cv entre 6.000 rpm e 6.500 rpm e a 625 Nm dos 2.500 rpm aos 5.500 rpm. Com tanta força disponível, o XF-R leva só 4,9 s para ir de 0 a 100 km/h e passaria fácil dos 300 km/h se sua velocidade máxima não fosse limitada a 250 km/h.

Como um motor poderoso não é a única coisa que importa em um carro bom de dirigir, a Jaguar fez melhorias em seu Active Differential Control (controle de diferencial ativo) e em seu Adaptive Dynamics (sistema que controla a suspensão). Os dois trabalham em conjunto para garantir o máximo de tração e aderência ao carro em todas as situações. Os freios também foram aperfeiçoados e estão maiores. Devem ser uma bela visão por entre os raios das rodas de liga-leve de aro 20".

Nós poderíamos descrever as mudanças mínimas e bastante adequadas que foram feitas à aparência do carro, mas preferimos deixar que vocês as encontrem entre as fotos que seguem abaixo. Divirtam-se explorando as imagens oficiais deste belo felino.






















Fonte: Moto.pl via CarScoop

Hennessey cria um misto de Camaro e ZR1 com o HPE700

A Hennessey apresentou um Chevrolet Camaro que a maior parte dos fãs gostaria de ver na linha de produção regular. Ela chamou o carro de HPE700. Como o nome dessa besta sugere, o novo carro é um Camaro, por fora, mas tem 715 cv (526 kW) e 810 Nm de torque sob o capô graças ao motor LS9, o mesmo usado no Corvette ZR1, só que ainda mais bravo.



Além do motor poderoso, a Hennessey também deu ao HPE700 mudanças na suspensão e nos freios. Opcionalmente, este Camaro especial pode ser equipado com os mesmos discos de freio de carbono de 381 mm que são usados no ZR1. O HPE700 também apresenta rodas mais leves, da HRE, calçadas com pneus Michelin PS2.

Considerando as altas velocidades que este veículo pode atingir, a Hennessey criou um pacote aerodinâmico que melhora a sustentação negativa nessas condições (e evita que o carro saia voando sem ter asas). Chamado de Cam-Aero, o pacote tem a maior parte de seus itens feitos de fibra de carbono, para resistência e baixo peso, como a pestana traseira, saias laterais e difusor dianteiro. A empresa também dará aos compradores do HPE700 um curso de direção esportiva no circuito de Lonestar Motorsports Park, da própria Hennessey, no Texas. É um modo de se assegurar que seus clientes vão tirar o máximo do carro sem se matar no processo. Assim como o ZR1, o HPE700 permite, orgulhosamente, que seu motor seja visto através de seu capô transparente.

Com um preço básico de US$ 109,5 mil (pouco mais de R$ 250 mil), essa série limitada do Camaro (a Hennessey não informa o quanto ela é limitada) será oferecida em concessionários selecionados da Chevrolet nos EUA e diretamente na Hennessey Performance Engineering (HPE). O primeiro, de todo modo, irá para a casa do dono do lance vencedor no leilão Barrett-Jackson deste ano.

Fonte: Hennessey Performance Engineering via AutoBlog

VAZOU! - Primeira imagem do Kia Soul'ster aparece na internet

A Kia seguiu a mesma estratégia da Ford na apresentação do Mustang 2010 com seu carro-conceito, o Soul'ster. Antes de mostrá-lo oficialmente no Salão de Detroit deste ano, a empresa coreana soltou diversas fotos só com partes do carro. A Kia só não conseguiu manter o segredo por tanto tempo quanto a Ford. Uma imagem do carro inteiro vazou na internet. Veja abaixo como ele será.



Baseado no Kia Soul, que começa a ser vendido nos EUA em fevereiro (e no resto do mundo em abril), o Soul'ster (brincadeira com o Soul e com a palavra roadster) traz de volta uma carroceria já bastante usada por utilitários como o Ford Bronco e o Isuzu Rodeo, entre outros. A parte traseira é conversível. Além disso, aparentemente o carro pode se tornar uma picape com a remoção dos bancos traseiros.

Apesar de a primeira imagem do carro ter vazado, nenhuma informação adicional sobre ele teve o mesmo destino. É por isso que só podemos tentar adivinhar o motor que ele deve trazer. Em sendo sua apresentação nos EUA, o mais provável é que seja o motor mais forte do Soul, um quatro-cilindros de 2 litros a gasolina que gera 142 cv a 6.000 rpm e 186 Nm a 4.600 rpm, com uma transmissão automática de quatro velocidades.

As outras opções de motor para o Soul'ster são dois 1,6-litros, a diesel e a gasolina. Ambos geram 126 cv, mas o diesel, como seria de esperar, tem muito mais torque. São 255 Nm a 2.000 rpm, contra 156 Nm a 4.200 rpm do movido a gasolina. As dimensões devem ser as mesmas do Soul: 4,11 m de comprimento, 1,61 m de altura, 1,79 m de largura e 2,55 m de entreeixos.

Fonte: Automarket.ro via AutoBlog

Fiat Palio estréia linha 2010 com nova frente e versão Economy

A Fiat começou o ano animada. O Palio entrou em sua linha 2010 com uma mudança esperada desde o surgimento do Siena, no ano passado: faróis com dupla parábola. Foi pena as transformações não terem atingido a traseira do carro, bastante criticada pelo desenho à moda Daihatsu Charade, mas a Fiat, com razão, deve ter percebido que o Palio vende de qualquer jeito. No final das contas, os novos faróis só ajudaram a empresa a reduzir custos. Afinal, já que os faróis de toda a linha são como os do Siena, padronizar fica muito mais barato.



Além da nova frente, o Palio também ganhou uma nova versão, a 1.8 ELX. Ela deverá servir para esgotar rapidamente a quota de motores 1,8-litro que a empresa compra da GM, abrindo espaço para o motor 1,9-litro da Fiat Powertrain, já adotado no Linea. Como o sedã da marca italiana não convenceu como modelo médio, e anda vendendo menos da metade do que a empresa esperava, a produção de motores 1,9-litro terá de ser direcionada para modelos que vendem mais, como os Adventure, o Stilo e o próprio Palio.

O Palio também ganhou aperfeiçoamentos nos motores. O 1-litro agora rende 73 cv com gasolina e 75 cv com álcool. O 1,4-litro, por sua vez, tem à disposição 85 cv com gasolina e 86 cv com álcool, um ganho de 5 cv.








Outra novidade da linha Palio 2010, provavelmente a mais importante de todas, é a criação da versão Palio Economy. Ela segue o exemplo iniciado com o veterano Mille, o primeiro da marca a ter uma versão voltada à economia de combustível.

O Palio Economy, de um modo aparentemente paradoxal, adota um motor 1-litro mais forte que o da versão Fire. No novo modelo, ele rende 73 cv com gasolina e 75 cv com álcool, a mesma potência do motor que equipa o Palio 2010. Mesmo mais forte, este motor é mais eficiente. A economia também virá pela adoção do econômetro, um equipamento que ajuda o motorista a dirigir de modo mais eficiente. Ficaram faltando só os pneus de baixa resistência à rolagem, que o Mille utiliza, mas que foram objeto de crítica por não serem fáceis de encontrar nas revendas.





Fonte: Fiat

EXCLUSIVO! - Veja as primeiras imagens do novíssimo M7

Um de nossos leitores, Francisco Maciel, vive na Alemanha e gentilmente nos enviou imagens do que parece ser a versão final de um carro que muitos não esperavam ver, mas que a quinta geração do BMW Série 7 já havia prometido trazer à vida: o novíssimo M7.



"Estava em um supermercado no dia 27 de dezembro do ano passado na cidade de Ulm, a cerca de 100 km a oeste de Munique, no sul da Alemanha, e ele estava estacionado bem ao meu lado", disse Maciel. "No começo, achei que era a nova Série 7, mas quando notei o tamanho e as rodas pretas achei que se tratava da nova Série 5, com muito pouco disfarce, confirmado pelas adesivos pretos tampando o emblema da BMW."

A questão é que a estréia da nova geração do Série 5 só estréia no ano que vem, como modelo 2011, o que tornaria sua aparição muito prematura. O carro que Maciel flagrou é, sim, um Série 7 novo, o F01, mas com um pacote esportivo que nunca esteve presente nos modelos da Série 7 antes. Note as rodas pretas de que Maciel fala e os escapes duplos, com ponteiras duplas, na traseira do carro. Se fosse um carro modificado por seu dono, por que ele colocaria fita preta sobre os emblemas? Que é segredo de fábrica, não se pode ter dúvidas. Como a BMW havia prometido um concorrente à altura do Mercedes-Benz S 63 AMG, eis aí o novo M7.

O supersedã deve trazer um motor V12 com turbos gêmeos e ser mais leve que a versão regular do Série 7, o que traria benefícios à dirigibilidade além de uma cavalaria bem disposta. Em todo caso, pode esperar do novo motor algo acima dos 600 cv.

Considerando que o M7 parece pronto para chegar às concessionárias da marca, nós apostamos em uma apresentação oficial em março, na edição deste ano do Salão de Genebra.

Se você flagrar algum carro novo por aí, disfarçado ou não, conseguir fotografá-lo e quiser compartilhar seu achado, não hesite em nos enviar suas fotos e nos autorizar a publicá-las. Ficaremos felizes em dividi-las com nossos outros leitores, assim como fizemos com a história de Maciel!




Fonte: Francisco Maciel (fotos)

Empresa transforma Porsche Cayenne em um clássico russo, o Volga GAZ-21

Se você tivesse um carro como um Porsche Cayenne, o que faria? Curtiria o carro como ele é? Equipava? Bem, se você fosse a preparadora russa Cardi, certamente o transformaria em um Volga GAZ-21. Duvida? Então olhe a foto abaixo. Acredite você ou não, leitor, esse veículo é um Cayenne. Por baixo, pelo menos.



A Cardi usou um Cayenne Turbo, com 450 cv, para começar a transformação. Tirou toda a carroceria original e mapeou um Volga GAZ-21 com o auxílio de instrumentos por lase, para conseguir uma projeção em 3D do clássico russo. Depois disso, ajustou o desenho do Volga à estrutura do Cayenne, muito maior.

A carroceria, feita em fibra de vidro, manteve a aparência exata do GAZ-21, transformando o utilitário alemão em um sedã com 370 l de porta-malas. No total, o Volga Cayenne tem 5,09 m de comprimento, 2,09 m de largura, 1,74 m de altura e 2,86 m de entreeixos.

Todos os vidros foram feitos sob medida para o projeto, o que dá a ideia exata de quanto deve ter sido gasto na brincadeira. Uma pequena fortuna. Assim, é bem possível que a Cardi esteja aceitando encomendas para novos superVolga GAZ-21. Só resta saber quantos donos de Cayenne vão preferir a aparência do clássico russo em vez do emblema da Porsche no capô.





















Fonte: Cardi via CarScoop