Renault Mégane III Sport Tourer aparece em rua de Lisboa sem disfarces

Propagandas e filmes de lançamento de novos carros devem normalmente ser feitos em áreas desertas. Quando são feitos nas ruas de uma grande cidade, como Lisboa, em Portugal, sempre se poderá contar com um apaixonado por carros com sua câmera prontinha para registrar o momento. Isso é o que aconteceu com Nando.PT quando ele viu o novo Renault Mégane III Sport Tourer, prestes a ser apresentado oficialmente no Salão de Genebra, no meio de uma rua da capital portuguesa.



O nome Sport Tourer representa bem o estilo ousado da nova perua, com lanternas traseiras transparentes em algumas de suas partes e uma linha de cintura alta, que promete um veículo de alta performance. Os motores devem ser os mesmos usados pelo Mégane III, ou seja, cinco a gasolina (dois 1,6-litro de 100 cv e de 110 cv, um 2-litros de 140 cv e dois motores turbinados, o 1.4TCe, de 130 cv, e o 2.0TCe, de 180 cv) e sete unidades turbodiesel (todas 1.5 dCi, gerando respectivamente 85 cv, 90 cv, 105 cv, 110 cv, 130 cv, 150 cv e 160 cv). As dimensões e o tamanho do porta-malas só sairão na semana que vem, o que não está tão longe assim.







Fonte: AutoHoje.com via CarScoop

"Quero um carro compacto, mas confortável. Qual é a melhor opção até R$ 55 mil?"

"Vou comprar um carro zero (com o qual eu pretendo ficar pelo menos pelos próximos cinco anos), mas estou na dúvida sobre qual seria o melhor modelo para atender às minhas preferências.

Quero um carro compacto, mas confortável. O porta-malas não faz muita diferença pra mim.

Procuro um bom acabamento interno e de preferência alguns itens de série, como ar-condicionado, regulagem de altura no banco do motorista, vidro elétrico.
Quero um carro com bom desempenho e cuja parte mecânica não me dê muita dor de cabeça, que tenha peças facilmente disponíveis e uma boa assistência técnica.

Dentre os modelos que pesquisei, os que têm os designs que mais me agradam são VW Polo Hatch, Fiat Punto, Fiat Stilo e Honda Fit. Quais as principais diferenças e semelhanças entre eles? Qual aquisição seria mais vantajosa?

Minha intenção é pagar entre R$ 40 mil e R$ 50 mil, mas se a aquisição valer muuuuuuuuuuito a pena, posso chegar até a uns R$ 55 mil.

Obrigada,

Raquel Santos
Belo Horizonte, MG"


Como vai, Raquel, tudo bem? Obrigado pela consulta ao MotorDicas.

Você já selecionou excelentes opções dentro do segmento que interessa a você, o dos compactos premium. Tem até um modelo médio aí no meio, o Fiat Stilo, muito em razão do preço a que ele está sendo vendido. E é aí que mora o perigo.

O Stilo está vendendo muito bem, mas ainda este ano se espera a chegada de um modelo médio melhor do que ele, o Fiat Bravo. Ainda que o Stilo continue em linha, o que é bem provável, ele ficará desatualizado. Também se ouve muitas queixas quanto ao acabamento do Stilo. As peças não têm o melhor encaixe do mundo.

Sobram, portanto, VW Polo Hatch, Fiat Punto e Honda Fit. Apesar de ser uma excelente pedida, o Polo deve mudar em breve. Na Europa, sua nova geração será mostrada na semana que vem, no Salão de Genebra. No Brasil, espera-se o modelo novo para o ano que vem. Assim, ainda que você vá ficar bastante tempo com o carro, ele tem a perspectiva de se desvalorizar.

O Punto é um lançamento relativamente recente e é bem mais barato (cerca de R$ 10 mil) que o Honda Fit, mas também tem menos espaço interno, acabamento mais simples e um porta-malas menor. O Fit, por sua vez, é o modelo mais novo dentre os que você citou e o mais atualizado em relação ao modelo vendido no exterior. A mecânica Honda é muito elogiada por sua confiabilidade. A única contra-indicação a sua compra é realmente o preço, muito mais alto que o dos concorrentes.

Considerando as opções, escolha entre o Fiat Punto e o Honda Fit. Se você puder arcar com o valor a mais cobrado pelo Honda, ele é a melhor pedida, atualmente. Tanto no Brasil como no resto do mundo, onde ele vem colecionando prêmios. Se preferir economizar um pouco, o Punto soa uma escolha mais racional.

Para matar uma eventual dúvida, faça um test-drive com os dois e cote seus seguros, levando em conta a diferença de preço que existe entre eles. Fique com aquele que melhor se encaixar em seu bolso e em seus gostos.

Espero ter conseguido ajudá-la, Raquel. Faça uma excelente compra!

Um abraço,

Gustavo

"A Fiat Palio Weekend encara bem os buracos de nossas ruas?"

"Olá, Gustavo. Estou aqui de novo para tirar algumas dúvidas. Estou pensando em adquirir uma Fiat Palio Weekend, mas não sei se a manutenção e o seguro são baratos e se este carro aguenta ruas com buraco, já que o VW Gol que tenho vive desalinhado e com amortecedor quebrado, além de fazer barulho com frequência.

Quero ter certeza de comprar um veículo que atenda a minhas necessidades: bom porta-malas, espaço interno satisfatório, seguro e depreciação baixos e preço até R$ 45 mil.

Outra dúvida: os seminovos são confiáveis ou é melhor adquirir um novo? Também não sei qual é o melhor modelo da Palio Weekend e se o modelo novo é melhor opção.

Novamente, obrigada.

Fernanda Santos"


Oi, Fernanda. Seja bem-vinda!

Em primeiro lugar, falemos da Palio Weekend. Ela, assim como o VW Gol, é conhecida por ser muito resistente e bem cotada no mercado de usados (justamente por isso). Considerando que o seu Gol vive desalinhado e com problemas de amortecedor estourado, me permita a pergunta: você evita os buracos ou acaba caindo neles?

Se evita, pode ser que seu carro tenha algum problema crônico, mas isso não é comum no Gol. Se não evita, vou te dar uma bronca, de leve: carro nenhum aguenta ser muito maltratado, mesmo os mais resistentes. Apesar de termos muitos buracos e pisos muito ruins, procure ficar muito atenta à via e evitá-los sempre que possível. É a receita de uma convivência tranquila com nossas ruas.

Se você fizer essa lição de casa, pode se beneficiar de modelos mais resistentes, como os com suspensão levantada, ou aventureiros de butique, como se costuma chamá-los. A Palio Weekend foi o primeiro veículo a oferecer essa opção, com a Palio Adventure.

Se você carrega adultos no banco de trás, o espaço que ela oferece é um tanto exíguo. Se não carrega, os bancos de trás serão suficientes para crianças e o porta-malas de 500 l vai ser mais do que bom para você.

Se carregar adultos, pense a respeito do Renault Sandero Stepway, que também tem suspensão mais alta e um excelente espaço interno, além de um porta-malas razoável, ainda que menor que o da Palio Adventure. Ele também tem um motor mais econômico que o da Palio Adventure.

Tanto a Palio Adventure quanto o Sandero Stepway podem ser encontrados nessa faixa de R$ 45 mil. A questão entre um modelo novo ou seminovo se resume à garantia, que nem sempre é certeza de bom atendimento. Dependendo do seminovo, você pode comprá-lo ainda na garantia e sem a desvalorização que um modelo novo sofre logo que sai da concessionária, de 15%, em média.

O modelo novo da Palio Adventure é considerado um dos mais bonitos da linha até hoje. Se você não quiser a Adventure, aliás, pode ficar com a Trekking, que também tem suspensão mais alta, mas é mais barata. O motor da Trekking também é mais econômico e moderno que o da Adventure. É um 1,4-litro, contra o 1,8-litro da perua mais cara.

No caso do veículo seminovo, prefira sempre um de procedência conhecida. Se tiver algum amigo vendendo um carro bem mantido, compre. Se não tiver, procure seu carro em uma loja grande, que ofereça garantia e que, em caso de problema, possa ser cobrada facilmente. Lojas grandes tendem a se preocupar mais em ver seus nomes envolvidos em processos do que as pequenas, além de, teoricamente, serem mais sólidas.

Eu recomendo a visita a lojas de seminovos de locadoras. Os carros são revisados nos prazos certos, rodam por menos de seis meses e costumam estar em excelente estado de conservação, ainda que eventualmente com uma quilometragem alta. Vale garimpar bons veículos nessas lojas.

O novo só é vantagem se você pretende ficar com ele por pelo menos dois anos. Quanto mais tempo, aliás, melhor. Quem troca de carro todo ano podia fazer bonito no passado, mas hoje pode ser visto como alguém que queima dinheiro. Isso porque um carro com apenas um ano de uso é muito menos vantajoso do que um novo. A diferença de preço é muito baixa e os compradores sempre preferem o 0 km, o que acaba obrigando os donos de seminovos a baixar o preço muito abaixo do valor de tabela.

Espero que isso a ajude na compra do carro novo, Fernanda. E cuidado com os buracos e valetas, hein? Se não dá para vencê-los, pelo menos NÃO se junte a eles. Manter distância é a melhor pedida, para você e para seu carro.

Um abraço,

Gustavo

I.DE.A Era Concept pode dar dicas sobre o futuro Abarth Roadster

A Fiat e o Instituto I.DE.A são parceiros há muitos anos. Juntos, eles criaram carros muito bem-sucedidos no mundo todo, como o Tipo. Agora o Instituto I.DE.A pretende apresentar um roadster conceitual. A Fiat também anunciou recentemente a intenção de criar um roadster com o emblema da Abarth. Poderia este ser um sinal de que as duas empresas estão planejando criar mais um carro juntas? Se for, o modelo abaixo, chamado de Era Concept, pode ser a antecipação do Abarth Roadster.



O Era Concept não é exatamente novo, tendo sido apresentado em outras ocasiões, com soluções mais simples e crescentemente melhores a cada nova aparição, mas a intenção da Fiat de ter um roadster de alta performance e baixo peso sob a aba da Abarth pode apontar para a produção em série deste veículo.

O novo Era será apresentado no Salão de Genebra deste ano. Esperemos por mais notícias sobre o Abarth Roadster e sobre o Era. Pode ser que essas duas novas idéias automotivas se reúnam sob um nome só, no futuro.







Fonte: AutoBlog.it via AutoBlog

Tata Nano será apresentado em 23 de março; vendas começam em abril

O carro mais barato do mundo, o Tata Nano, enfrentou muitos problemas para chegar ao mercado. O maior deles foi a disputa com fazendeiros pelas terras onde sua primeira fábrica seria instalada. Por conta disso, a Tata abandonou a fábrica em Singur praticamente pronta, prestes a começar a produzir, dispensando os empregados que já havia contratado. A nova fábrica, com capacidade para 250 mil unidades por ano, será em Gujarat. Apesar de ela ainda não estar pronta, o Nano já está sendo produzido em Pune e em Pantnagar. Sua apresentação oficial já tem até dia marcado: 23 de março, em Mumbai.



O Nano será exposto nas revendas da Tata na Índia na primeira semana de abril. As reservas para a compra do carrinho começam na segunda semana do mesmo mês. Ele tem 3,1 m de comprimento, 1,5 m de largura, 1,6 m de altura e capacidade para quatro pessoas. Não há, ainda, dados sobre porta-malas ou entreeixos. Ele tem motor traseiro de dois cilindros, em alumínio, com 623 cm³ e 33 cv, dotado de câmbio manual. O painel, básico, foi instalado no centro do painel, o que permite vendê-lo em países com volante à esquerda ou à direita (mão inglesa) sem custos maiores de adaptação.

A questão mais importante em torno da apresentação será o preço. A promessa é que a Tata não venderia o modelo mais simples por mais de 1 Lakh (US$ 2.500, ou cerca de R$ 6.000). Vejamos de a empresa consegue cumpri-la.
















Fonte: Tata

"Ford Focus 1.6 ou VW Voyage? Qual é o melhor para mim?"

"Estou em dúvida em comprar um Ford Focus hatch 1.6 com ar, direção hidráulica e trio elétrico dianteiro, 2008/2009, por R$ 39,9 mil porque não sei se agora ele pode sair de linha com a chegada do novo Focus.

O que me disseram na concessionária foi que o modelo 1.6 irá continuar e é o 2.0 que vai ser o novo. A outra dúvida é com o VW Voyage novo, 1.6, com ar, direção hidráulica, trio e alarme. Só não tem o kit Trend. Tudo por R$ 36,4 mil. Falaram que ele é um carro que nasceu praticamente morto, que não está fazendo o sucesso esperado.

Se vocês souberem de alguma coisa e puderem me ajudar, eu agradeceria demais.

Grato,

Felipe Pimentel Passos Kahey"


Como vai, Felipe, tudo certo?

Sua dúvida é interessante e mais comum do que pode parecer: compro um carro médio, mas hatch, ou um sedã pequeno? Como sempre, depende de para que você precisa do carro.

Se você carrega adultos ou filhos crescidos no carro, compensa ter um veículo mais espaçoso no banco de trás. Neste caso, a balança pesa a favor do Ford Focus, que tem entreeixos maior que o do VW Voyage. O porta-malas do hatch também não é tão pequeno e permite carregar uma boa quantidade de bagagem. Se você não se preocupa tanto com passageiros, mas precisa de porta-malas, o Voyage é uma opção melhor.

Em termos de economia, o VW Voyage é mais econômico que o Ford Focus, além de ser um veículo menos sujeito a sair de linha justamente por ser um lançamento recente. Essa história de que o VW Voyage nasceu morto é uma grande bobagem. O novo sedã está ajudando a marca alemã a recuperar sua liderança histórica no mercado brasileiro. O Focus 1.6 também deve continuar no mercado por um bom tempo justamente por oferecer uma excelente relação custo/benefício.

A desvantagem do Voyage é essa coisa de não trazer ar e direção de série em nenhuma de suas versões, algo que vem sendo feito para rentabilizar concessionários em detrimento do consumidor. Podendo, opte sempre por um carro que já traga ar e direção de série, sob pena de ver seu investimento nestes equipamentos virar pó na hora da revenda.

Por fim, faça a cotação de seguro dos dois veículos para seu perfil e veja qual apresenta o menor custo. Esse é um bom indicativo de qual é a melhor opção para você.

Faça uma boa compra!

Um abraço,

Gustavo

"Dúvida cruel: VW Gol 1.0 novo ou VW Polo 2003?"

"Olá, Gustavo. Estou com uma séria dúvida. Estou querendo comprar um carro de aproximadamente R$ 30 mil. Daqueles em que estou interessado, tem o novo VW Gol, 1.0 com o Kit VI (Ar + DH + Vidros + Trava). O valor dá mais de R$ 30 mil, mas eu já pechinchei e acho que consigo o carro 0 Km 2009 por este preço.

Estava confiante em pegar este carro, mas estive pensando se também não seria melhor pegar um Ford Fiesta ou um Polo hatch 2003. Qual dos 3 você acha que apresenta melhor custo/benefício? Desde já agradeço!

Marcos Veríssimo de O. Cardoso"


Como vai, Marcos, tudo certo? Obrigado por procurar pelo MotorDicas para se decidir.

Sua melhor opção, como sempre, vai depender daquilo que você pretende fazer com o carro.

Se quiser ficar com ele durante mais de dois anos, pelo menos, compensa comprar o VW Gol 1.0 2009. Isso porque ele é o modelo que corre menos risco de dar problemas, é o único dessa lista que é flexível em combustível (usar álcool, além de ambientalmente mais correto, pode ser mais barato) e é o modelo mais atual.

As desvantagens do Gol são as seguintes: além de ter o motor mais fraco, por ser novo, ele perde cerca de 15% de seu valor só de sair da concessionária. Uma forma de evitar o problema seria comprar um modelo seminovo, especialmente se ele for de locadora de veículos, que oferece garantia e normalmente está em ótimo estado, com todas as revisões feitas regularmente.

Outro problema é essa história de kit para o carro vir com ar e direção. Pela tabela, seu carro sempre será cotado pelo que ele traz de série. No caso do Gol, quase nada. Em suma, todo investimento que você fizer em opcionais vai se perder na hora da venda. Sendo assim, o melhor é que você os aproveite bem, pelo tempo mais longo possível.

Se você quiser ficar pouco tempo com o carro, menos de dois anos, para ser mais específico, o VW Polo e o Ford Fiesta são as melhores opções. Isso porque eles já estão desatualizados em relação aos modelos que estão à venda, o que os torna menos sujeitos a desvalorizações, e porque, com isso, uma venda a curto prazo tende a ser menos prejudicial para seu bolso.

Entre os dois modelos, o melhor é o VW Polo, que já vem bastante completo em qualquer uma de suas versões, tem acabamento de melhor qualidade e um motor mais econômico que o do Fiesta. Só fique atento ao seguro, que parece ser bem mais alto que o do Ford.

Boa sorte na escolha do carro novo!

Um abraço,

Gustavo

"Qual é o melhor carro pequeno na faixa dos R$ 13 mil?"

“Estou escrevendo pra pedir uma ajuda... Estou quase conseguindo um trabalho, só que a empresa fica super longe e eles já me falaram que dá até pra ir de ônibus, mas o caminho não é bom e também é uma certa caminhada... Enfim, o que preciso é: estou vendo um carro pra comprar. Como seria só pra mim, pensei em algo pequeno, tipo o Ford Ka, mas já me disseram que ele não é bom e que, pelo fato de já terem lançado modelo novo, depois não vou conseguir passar pra frente... Ele é uma boa opção? Comprar de particular é melhor ou pior que de loja? E compensa à vista ou financiar? Porque, se eu for comprar no "cash", vou investir uma parte do meu dinheiro, que é um pé-de-meia! Exatamente pelo gasto com seguro, manutenção e combustível, penso em um carro de até R$ 13 mil, mais ou menos...

Obrigada,

Patrícia Marques”


Patrícia, boa noite! A você também eu peço desculpas pela demora na resposta, as coisas andaram um bocado corridas.

Você precisa de um carro pequeno, barato, bom de manutenção, com seguro baixo e econômico. Minha primeira dica a você seria selecionar alguns carros na faixa de valor que você pretende pagar (R$ 13 mil) e fazer a cotação de seguro deles.

Nessa faixa você tem desde carros grandes mais antigos até carros bem simples, mas mais modernos. Como seu objetivo é um carrinho pequeno e econômico, a resposta já está dada sobre os modelos que você deve selecionar.

Entre os pequenos, vale citar os Fiat Mille e Palio, os Ford Ka (que já conta com sua preferência) e Fiesta, os Chevrolet Celta e Corsa, o VW Gol, os Renault Clio e Twingo e o Peugeot 106.

Como você tem preocupação com manutenção fácil e barata, já vale eliminar os importados (Clio até 1999, Twingo e 106). Também não convém pegar carros cujas carrocerias já saíram de linha (Ka antigo, Fiesta, Corsa e Gol).

Esse corte tem em vista o seguinte: quando um modelo sai de linha, suas peças tendem a ser mais difíceis de achar e o seguro tende a ficar mais caro. Veículos bem vendidos, como Ka, Corsa e Fiesta, costumam sofrer menos com isso. Os importados, por outro lado, costumam oferecer motores mais fortes, ar-condicionado e direção hidráulica por valor mais baixo, mas a explicação para isso é justamente o custo de manutenção mais alto e complicado, com seguros consequentemente maiores. Deste grupo todo que eliminamos, eu recomendaria a você conferir os seguros do Renault Clio (mesmo do importado, até 1999), do Ka e do Fiesta. Se o seguro deles for baixo, vale pensar neles com carinho.

Com os cortes que fizemos, sobrariam Fiat Mille e Chevrolet Celta. Ambos continuam basicamente com a mesma carroceria, são bons de manutenção e conhecidos por ser econômicos. Também são os modelos que você vai encontrar com menos idade e menos quilometragem, justamente por serem os mais baratos do mercado.

Leve em conta seu gosto pessoal, mas não deixe de cotar o seguro de ambos. O que tiver custo mais baixo deve ser sua melhor opção.

Comprar de loja não necessariamente é melhor do que comprar de um particular, especialmente se a loja não for de uma rede grande. Para ter a segurança de poder cobrar se seu carro apresentar algum defeito, prefira concessionárias ou lojas grandes, que podem garantir o conserto ou ser cobradas (até judicialmente) para que isso aconteça. Se você puder comprar o carro de alguém de sua confiança, que você conheça e que saiba que cuida bem do carro, melhor ainda.

No que se refere à compra, é sempre melhor comprar à vista. Não há hoje nenhuma aplicação com rendimento que empate com os juros cobrados em um financiamento. Se você tiver o dinheiro, prefira o pagamento à vista. Se não tiver, pesquise bastante os juros antes de fechar qualquer financiamento. As taxas variam muito.

Mais uma dica: como você vai rodar bastante, confira se o carro está com pneus em bom estado, assim como a suspensão. Veículos usados costumam ter de passar por uma troca de pneus e de amortecedores, itens que pesam no orçamento.

Espero que você tenha conseguido o emprego e que faça a melhor escolha de carro.

Um abraço,

Gustavo

"O Polo Sedan vai mesmo mudar?"

“Já tive seis veículos e todos da marca VW, e nunca tive qualquer contrariedade com os carros adquiridos desta conceituada empresa. Sendo assim, e agora pelos rumores que vejo junto aos sites relacionados com lançamentos de carros novos, vejo que já no ano de 2010 o Polo Sedan sairá de linha e antes disso o mesmo será alterado, com a adoção de um câmbio manual automatizado. Gostaria muito de ter uma resposta sincera de vocês da mesma forma que sempre tive quando tivequalquer outra dúvida, ficando, desde já agradecido aos amigos.

Saulo Medeiros Júnior”


Como vai, Saulo? Desculpe a demora na resposta.

Na semana que vem o VW Polo de nova geração será mostrado no Salão de Genebra. Devemos ter fotos do novo carro antes disso. O caso é que o modelo brasileiro deve se manter muito próximo do vendido na Europa, o que indica que ele possa sofrer mudanças já em 2010, mudanças estas que devem se estender ao Polo Sedan, mas possivelmente mais tarde, em 2011.

O Polo deve, sim, receber um câmbio manual automatizado, mas esse equipamento é uma aposta mais certa no Fox, que ganhará uma reestilização este ano. É possível que o câmbio, no Polo, só chegue com a nova aparência, ou seja, no ano que vem ou mais tarde.

Se você estava pensando em comprar um Polo Sedan, talvez seja melhor esperar ou comprar um seminovo, especialmente se você pensa em ficar com ele por menos de um ano. Se for ficar por mais tempo (pelo menos dois anos), a desvalorização que acontecerá com a chegada do modelo novo tende a ser diluída pelo uso que você fará do carro.

Espero que isso sane suas dúvidas.

Atenciosamente,

Gustavo