VAZOU! - Conheça o Jaguar XJ antes de sua apresentação oficial

A apresentação oficial do novo Jaguar XJ 2010 acontecerá só amanhã, mas o NetCarShow.com já conseguiu as primeiras imagens oficiais e as publicou rapidinho. Até porque, se esperasse, perderia a primazia de mostrar o carro com suas marcas d'água. Estamos a 24 horas de ver o carro sem nada para atrapalhar sua visualização. Com a vantagem de vê-lo apresentado pelo grande Jay Leno, um legítimo apreciador de veículos ou, como costumamos dizer, "um cara do ramo".



O novo XJ manterá sua plataforma, toda de alumínio, mas rebatizada de X351. A aparência, de todo modo, mudou radicalmente. Ela tem um quê de XF e de Mercedes-Benz CLS, carro que conta com a apreciação confessa de Ian Callum, chefe de design da Jaguar.

Os dados técnicos ainda demoram a ser divulgados, mas o Autoblog.nl, que primeiro publicou as imagens, disse que o carro terá um motor V8 com compressor e 510 cv e um V6 3-litros a diesel de 271 cv e 600 Nm. Que carro fantástico ele promete ser...




Fonte: NetCarShow via Autoblog.nl

OFICIAL - Nissan fabricará no Brasil a Livina X-Gear, com visual aventureiro

A Nissan anunciou oficialmente hoje sua entrada no mundo dos aventureiros de butique, segmento iniciado pela Fiat Palio Adventure. O veículo de estreia da marca japonesa entre esses veículos será a Livina X-Gear, versão da Livina com visual off-road.



Pelo texto, a X-Gear vai se limitar mesmo apenas ao visual, mas seria interessante se ela adotasse a mesma suspensão mais alta do Renault Sandero Stepway, por exemplo, se isso for possível sem comprometer sua boa estabilidade. Além dos apetrechos visuais (como os borrachões de série, que são uma excelente aquisição), nada muda na minivan: motores 1,6-litro e 1,8-litro, ambos flex, com câmbio manual de cinco marchas e automático de quatro.

Fonte: Nissan

"Por R$ 41 mil, quero um carro bom de asfalto e bom de terra. Qual vocês indicam?"

Boa noite,Gustavo!

Quero parabenizá-lo pelo seu blog, pela firmeza nas respostas às consultas e também pela seriedade mostrada.

Possuo um veículo Ford, modelo Novo Fiesta ano 07/08, um bom carro, mas já está chegando na casa dos três anos e estou pretendendo trocá-lo por um veículo que ande tanto em asfalto quanto em estrada de chão, para as vezes em que viajo para a terra natal de minha esposa. Em ultrapassagens ele deixa muito a desejar, especialmente quando está pesado, com cinco pessoas e a bagagem.

Para a cidade é um bom carro, mas para a estrada, quando cheio, ele se torna cansativo; utilizo o veículo para o trabalho e viagens (percurso de 727 km a 1.000 km), este veículo não tem me dado dor de cabeça na manutenção, apenas troquei pneus, freios dianteiros, manutenção normal de óleo e filtros.

Considero um veículo parrudo, pois quando estava para fazer a revisão dos 10 mil km, tive que sair da cidade em que reside a família de minha esposa (Fronteira dos Vales) até Teófilo Otoni, onde há uma concessionária Ford, e o veículo venceu um lamaçal violento, sem dar problemas e parar. Fiquei seu fã, mas nas ultrapassagens na BR-116 ele deixa a desejar.

Quero um veículo novo, até a faixa de R$ 41 mil, flexível, com motor de 1,6-litro a 2-litros, de preferência 8V, ou um usado nas mesmas bases, que não seja beberrão.

Um abraço,

Luiz Carlos Daniel Martins
Contagem - MG


Como vai, Luiz, tudo certo? Vamos a sua questão.

Você precisa de um carro por R$ 41 mil, com motor melhor do que um 1-litro, espaçoso bagagem e cinco pessoas), bom de serviço tanto na terra quanto no asfalto e com manutenção tranquila. Entre os novos, só conheço três veículos que poderiam atender sua demanda nessa faixa de valor: Renault Sandero Stepway, VW Voyage e VW Gol.

O Sandero, apesar de hatch, é muito espaçoso e tem um bom motor 1,6-litro. Ele, na versão Stepway, custa pouco mais de R$ 41 mil (R$ 41,79 mil) e tem suspensão mais alta, própria para encarar terrenos ruins. Seria a melhor indicação de um modelo novo para você.

Também indico os VW Gol e Voyage por serem os modelos mais modernos de seu segmento. Como você tem um Fiesta Sedan, o Voyage tem um porta-malas mais adequado ao que você precisa, ainda que o interior do Voyage seja mais apertado do que o do Fiesta. Mas, em se tratando de veículos novos, é o que encaixa no orçamento.

Se você está procurando um modelo usado, muita coisa vai caber no que você procura, mas, partindo do princípio de que tem de ter manutenção barata e ser bom de asfalto e de terra, eu escolheria algum modelo aventureiro. O Fiat Doblò Adventure pode ser uma boa pedida, ainda que ele deva mudar levemente ainda este ano. Por R$ 41 mil você consegue encontrar um 2007. Eu o indico, e não a Palio Adventure, por conta do espaço interno da perua, que é muito ruim atrás, a não ser que só viajem crianças ali. Também só se encontra o modelo antigo pelo valor que você pode pagar, o que eu não recomendo.

Entre as duas opções, de novos e usados, eu recomendo a você dar uma boa olhada no Sandero Stepway. Se não lhe agradar, espie o Doblò Adveture. Espero que isso o ajude a fazer uma boa compra, Luiz.

Para todos aqueles interessados em uma consulta parecida com esta, gostaria de pedir que, antes de mandarem seus e-mails para ghruffo@motordicas.com.br, vocês não se esqueçam, primeiro, de buscar no site se não há consultas já respondidas que atendam a suas dúvidas.

Se não houver, não se esqueçam de me passar que tipo de uso fazem do carro, o que mais valorizam no veículo, quanto tempo pretendem ficar com ele, quantas pessoas vão transportar, em que tipo de terreno rodam (cidade, estrada, estrada de terra), se manutenção, desvalorização, seguro e consumo são fatores importantes, se querem um novo ou um usado e quanto pretendem gastar na compra.

Pode não parecer, mas perfeição não é absoluta. Para cada caso existe um modelo mais indicado. Também peço a paciência de vocês, já que o número de consultas cresceu muito e está difícil atender todo mundo.

Um abraço a todos,

Gustavo

"Com R$ 45 mil, que sedã moderno e confortável eu poderia comprar?"

"Prezado Gustavo,

Recorro à sua orientação para não errar em minha próxima aquisição. Estou para trocar meu carro. Apaixonei-me pelo VW Polo Sedan e pelo Chevrolet Astra Hatch Advanced, mas após ler algumas notícias fiquei com medo de os atuais modelos saírem de linha no ano de 2010, o que acabaria por desvalorizar o veículo, sem falar que ficaria com um carro novo, mas desatualizado.

Pretendo usar o carro principalmente na cidade, mas valorizo itens como segurança, conforto, tecnologia, consumo, espaço e beleza. Minha preferência é pelos carros tipo sedã, mas me apaixonei pelo Astra Advanced principalmente porque já tive um Astra e conheço a qualidade do veículo e seu desempenho, entretanto me preocupou a notícia de que em 2010 ele sairá de linha.

Queria um carro bom, e com o preço acessível, considerando que pretendo investir uma média de R$ 45 mil. Atualmente, dispomos de dois veículos, sendo um o Mitsubishi Pajero Sport, que atende a viagens, estrada e praia, e outro um Fiat Palio (o qual estou trocando, após quatro anos de uso), que atende nossas necessidades dentro da cidade.

Como não pretendo trocar de carro pelos próximos 3 anos, no mínimo, gostaria de uma orientação segura, de uma pessoa isenta.

Gostaria de aproveitar a redução do IPI, por isso aguardarei ansiosa uma resposta.

Atenciosamente,

Tatiana Andrade"


Como vai, Tatiana, tudo certo? Você me mandou sua consulta antes do fim do prazo para o término da isenção de IPI. Só espero que você tenha lido o que eu disse sobre o terrorismo que andou sendo feito para as pessoas comprarem carros antes do final do prazo. Conforme o previsto, o IPI continuou nos patamares de estímulo ao consumo. Quem correu para fechar negócio pode ter se afobado à toa. Tomara que não tenha sido seu caso.

Se você não tiver corrido, talvez ainda possa comprar um dos lançamentos que prometem mexer com o mercado: o Honda City, que chega às lojas agora em agosto.







Esse sedã, construído sobre a base do Fit, deve ser mais barato que o monovolume. Com 4,42 m de comprimento, 1,70 m de largura, 1,48 m de altura e entreeixos de 2,55 m (5 cm maior que o do Fit), o City deve ser equipado com o motor 1,5-litro de 115 cv a 6.000 rpm com gasolina e 116 cv a 6.000 rpm com álcool e 145 Nm a 4.800 rpm com qualquer um dos combustíveis. Como o modelo vendido na Índia rende 118 cv a 6.600 rpm e 146 Nm a 4.800 rpm, é possível que o City brasileiro ofereça potência semelhante.

O Honda a atenderia bem por ser um modelo muito recente, sem risco de desvalorizar pelos próximos três ou quatro anos, com um motor bastante econômico, bom espaço interno, um bom porta-malas e um seguro baixo. Será, tudo indica, uma excelente opção de sedã.

Se você tiver muita pressa, o VW Polo Sedan não é o mais indicado. Ele vai mudar no ano que vem e será maior que o modelo atual, o que tende a desvalorizar o atual ainda mais.

Com relação ao Chevrolet Astra, ele é, sim, um ótimo carro que ficou ainda melhor com o novo motor 2-litros, mas ele tende a ser substituído pelo Vectra GT. Isso porque o Vectra deve ser substituído como modelo de luxo pelo Chevrolet Cruze, que chega no ano que vem. Se ainda houver espaço para o Astra, ele continua em linha, como o Classic, um exemplo incrível de "Highlander" automotivo. Mas eu não apostaria nisso. Aliás, eu torço para que não aconteça, considerando o número de carros ultrapassados que povoam o mercado brasileiro. Eles são o que Collor um dia chamou de "carroças". O autor da frase certamente não é o mais popular do mundo, mas nisso há que se dar a mão à palmatória. Ele acertou. Bons carros do passado, por melhores que tenham sido, têm de dar lugar aos mais novos.

Se você ainda gostar muito das opções que passou, o fato de você ficar com um carro por mais de três anos torna os efeitos de uma desvalorização menos importantes. O Astra, mais do que o Polo Sedan, tende a manter seu valor de mercado por ser um modelo mais popular em vendas. Espero que isso a ajude a se decidir, Tatiana.

Para todos aqueles interessados em uma consulta parecida com esta, gostaria de pedir que, antes de mandarem seus e-mails para ghruffo@motordicas.com.br, vocês não se esqueçam, primeiro, de buscar no site se não há consultas já respondidas que atendam a suas dúvidas.

Se não houver, não se esqueçam de me passar que tipo de uso fazem do carro, o que mais valorizam no veículo, quanto tempo pretendem ficar com ele, quantas pessoas vão transportar, em que tipo de terreno rodam (cidade, estrada, estrada de terra), se manutenção, desvalorização, seguro e consumo são fatores importantes, se querem um novo ou um usado e quanto pretendem gastar na compra.

Pode não parecer, mas perfeição não é absoluta. Para cada caso existe um modelo mais indicado. Também peço a paciência de vocês, já que o número de consultas cresceu muito e está difícil atender todo mundo.

Um abraço a todos,

Gustavo

"Sempre gostei do VW Fusca. Com que eu devo me preocupar para comprar um em bom estado?"

"Fala, grande Gustavo, tudo bem?

Desde que tirei minha carteira de motorista eu quis ter um VW Fusca. Cheguei a ter um Gurgel sem capota, com motor de Fusca, mas não é a mesma coisa, claro!

Aqui em Brasília eu já vi alguns bem bonitinhos na rua para vender, mas não sei ainda. Talvez você me dê uma luz. Quais os riscos de comprar um carro como Fusca? Com o que eu tenho que me preocupar? Ainda fazem seguro para carros antigos assim?

Partindo do princípio que eu quero um Fusca e não um carro, qual a faixa de preço média (para aqueles que estão funcionando, claro)?

É isso...

Abraços,

Bito Teles"


Fala, Bito, como está você? Espero que esteja tudo muito em riba!

Eu, particularmente, nunca fui muito fã de Fusca, mas ele é um carro valente, cheio de méritos e, por isso mesmo, com preços crescentes. Comprar um, mais do que ter um meio de transporte, é fazer um investimento.

Como tudo que tem demanda alta, um VW Fusca tem preços que variam bastante. Vai depender da raridade do carro e do estado de conservação. Carros com placa preta, por exemplo, custam acima de R$ 30 mil, se não mais.

Se eu fosse você, compraria um dos modelos mais recentes, da série que foi fabricada a pedido do ex-presidente Itamar Franco, dos anos 1990. Você encontra um por valores entre R$ 8.000 e R$ 15 mil.

Se sua ideia for gastar um pouco menos, será possível comprar um Fusca até R$ 5.000, normalmente de anos entre 1970 e 1980.

Para fazer uma boa compra, há bem pouco com que se preocupar. Aí em Brasília, onde os carros estão menos sujeitos a maresia, eles devem estar bem bons de lataria, mas essa é a maior preocupação que você deve ter. Fusca com ferrugem, especialmente no assoalho, pode dar algum trabalho, ainda que seja fácil de arrumar.

Motor de Fusca é uma tranquilidade só. Mesmo com muito problema, qualquer conserto é fácil e rápido. Só procure pegar um pouco rodado (daí minha sugestão de um mais moderno, possivelmente menos gasto).

Apesar de já ter saído de linha faz tempo, Fusca ainda é muito vendido (no mercado de usados) e muito roubado. O Banco do Brasil tinha uma linha de seguros para veículos antigos, mas não acho que você achará um para o Fusca que compense. Para a proteção de seu futuro carro, sugiro a contratação de um serviço de rastreamento e assistência 24 horas. Há algumas empresas que oferecem estes pacotes.

No mais, meu amigo, espero que você faça uma excelente compra e se divirta muito aí por Brasília com seu Fusquinha novo. Precisando de algo, avise!

Para todos aqueles interessados em uma consulta parecida com esta, gostaria de pedir que, antes de mandarem seus e-mails para ghruffo@motordicas.com.br, vocês não se esqueçam, primeiro, de buscar no site se não há consultas já respondidas que atendam a suas dúvidas.

Se não houver, não se esqueçam de me passar que tipo de uso fazem do carro, o que mais valorizam no veículo, quanto tempo pretendem ficar com ele, quantas pessoas vão transportar, em que tipo de terreno rodam (cidade, estrada, estrada de terra), se manutenção, desvalorização, seguro e consumo são fatores importantes, se querem um novo ou um usado e quanto pretendem gastar na compra.

Pode não parecer, mas perfeição não é absoluta. Para cada caso existe um modelo mais indicado. Também peço a paciência de vocês, já que o número de consultas cresceu muito e está difícil atender todo mundo.

Um abraço a todos,

Gustavo

"Escolhi um usado. Qual deles, até R$ 26 mil, é o melhor para mim?"

"Gustavo,

Preciso da sua consultoria. Meu VW Gol 2008 foi roubado. Vou pedir substituição de garantia, ele era alienado. A seguradora me pagou indenização de R$ 23,7 mil. Que carro posso comprar com este valor ou até uns R$ 26 mil?

O que não quero: motor 1-litro, carros com espaço interno pequeno, sem direção hidráulica ou ar-condicionado. Quero: acima de 1litro, completo, espaço interno grande.

Gosto de minivans, mas gosto de correr, de arrancar, de ultrapassar, de viajar.

Me ajude, ok?

Beijo,

Patricia Bueno Pereira

Obs.: Desculpe, eu quero usado a partir do ano 2003"


Oi, Patrícia, como você está? Uma consulta clara e direta como a sua merece uma resposta igualmente direta. Todos os seus critérios apontam para um carro só: a Citroën Xsara Picasso.

Esse modelo é uma minivan, com excelente espaço interno, dois sistemas de ar-condicionado (um para a frente e um para a traseira), direção hidráulica e um motor muito bem disposto, mais do que o de suas concorrentes diretas, a Chevrolet Zafira e a Renault Scénic.

Por R$ 26 mil você encontra a Xsara Picasso até 2004 com o motor 2-litros de 138 cv, enquanto a Renault Scénic com motor semelhante, por este valor, só está disponível até 2002, no máximo. A Chevrolet Zafira, por ter sete lugares, não me parece o modelo mais adequado a você por ser muito grande e bem gastona até a chegada do motor novo, que apareceu só agora, em 2009.

Em compensação, vale prestar atenção ao fato de a Xsara Picasso ser tão mais barata do que as outras concorrentes. A fama da minivan da Citroën é de uma manutenção cara, com problemas de acabamento. Se você der a sorte de pegar um veículo bem conservado, isso pode ser um problema menos importante. De todo modo, talvez seja bom considerar os outros concorrentes, se essa é uma questão que lhe preocupa, Patricia. Espero que você faça uma boa compra!

Para todos aqueles interessados em uma consulta parecida com esta, gostaria de pedir que, antes de mandarem seus e-mails para ghruffo@motordicas.com.br, vocês não se esqueçam, primeiro, de buscar no site se não há consultas já respondidas que atendam a suas dúvidas.

Se não houver, não se esqueçam de me passar que tipo de uso fazem do carro, o que mais valorizam no veículo, quanto tempo pretendem ficar com ele, quantas pessoas vão transportar, em que tipo de terreno rodam (cidade, estrada, estrada de terra), se manutenção, desvalorização, seguro e consumo são fatores importantes, se querem um novo ou um usado e quanto pretendem gastar na compra.

Pode não parecer, mas perfeição não é absoluta. Para cada caso existe um modelo mais indicado. Também peço a paciência de vocês, já que o número de consultas cresceu muito e está difícil atender todo mundo.

Um abraço a todos,

Gustavo

"Por que o carro custa mais na revenda que na internet?"

"Oi, Gustavo,

Corri a uma concessionária da Renault aqui em Brasília para ver o Renault Sandero. Confesso que pessoalmente ele é muito mais bonito que no site. Tirando aquele lance muito estranho de o estepe ficar embaixo do carro, no mais eu gostei.

Acontece que o Stepway estava por R$ 50 mil e 'faziam' pra mim por R$ 46,46 mil. Descartei, pois não quero. Tenho R$ 43 mil (estourando), pois ainda tem o emplacamento e o IPVA. O seguro até que aumentaria menos de R$ 200, pois como renovei agora o do VW Gol (que saiu por R$ 800), já estava programada.
Então, me ofereceram um Sandero Privilége por R$ 43,49 mil, completo. Mas, quando verificaram o estoque, não tinha mais. Tava parecendo brincadeira, não?

Bem, eis que 'encontram' um na cor preta, só que estava equipado com saia, aerofólio e mais algumas coisinhas. Queriam R$ 45,4 mil, mas poderia ser conversado com o gerente pra negociar. Como já eram quase 6h da tarde e o carro não estava naquela agência, e sim numa filial deles, deixamos o test-drive para outra hora.

Chegando em casa, comecei a ler mais o seu site e fiquei com uma outra dúvida ...
Primeiro, entrei no site da Renault e o mesmo carro também abaixo do preço pedido, mas o vendedor me disse que aquele preço eu não encontraria em nenhuma revenda. Aí, pensei em pegar um Sandero Expression e pedir para colocarem alguns opcionais (pelo site sairia por menos de R$ 40 mil). Não sei quanto sairia com eles.

Voltando ao seu site, vi que você gosta muito do Nissan Livina, né? Mas o preço é um pouquinho além do que disponho no momento. Além disso é importado e a manutenção deve ser cara (desculpa se falei besteira sobre carro importado).

Aí, fiquei numa outra dúvida. Usado ou zero? Sei que perderei logo que sair da agência, mas, por outro lado, será que um usado é confiável, Gustavo?

Pelo menos uma certeza já tenho, graças a você: nada de VW Fox ou CrossFox...

Lembra do que preciso? "Quero um carro que não perca muito com revenda, manutenção e seguro baratos, econômico, pequeno por fora, grande por dentro". Carro pra mulher. Entende, né?

Obrigada, mais uma vez pela atenção, Gustavo...

Abraços,

Isabelle"


Como vai, Isabelle? Desculpe a demora. Talvez você também já tenha comprado seu carro, mas sua dúvida é ótima para esclarecer as dúvidas de outras pessoas. Por que, afinal de contas, o carro, para você, custava mais do que na internet?

A tendência, Isabelle, em tempos de vendas aquecidas, é que os preços sejam mais baixos nas revendas do que na internet. Isso porque está todo mundo querendo vender um bocado e a internet permite a compra do carro pelo valor estabelecido. Se o preço na revenda não for igual ou menor que o oferecido pela internet, compre online.

Fica aqui também o alerta contra o velho papo de vendedor: esse é o último, se não levar agora, não leva mais, não tem lugar nenhum que faça esse preço... Tudo mentira, minha gente. O mais tem hoje é carro para vender e as empresas disputam a preferência das pessoas com todo tipo de vantagem. Saiba fazer valer o seu poder de consumidor.

Tendo você já decidido comprar um Sandero, ficam algumas poucas coisas a responder sobre sua consulta.

Carros usados são confiáveis sim, Isabelle, desde que tenham sido bem cuidados, que tenham tido a manutenção preventiva regulamentar. O negócio é encontrar um nessas condições.

A Nissan Livina é uma boa opção e é nacional, ainda que sua propaganda seja em japonês... O problema dela é uma economia meio porca que se nota, por exemplo, na falta de regulagem de altura do banco do motorista e de altura dos cintos de segurança. Em compensação, ela custa muito menos do que suas concorrentes.

O VW Fox e o CrossFox são modelos que vão mudar em breve. É o único motivo que me leva a não recomendá-los novos. Usados, eles também tendem a sofrer desvalorização quando o novo modelo aparecer.

Dentro de seus critérios, sua opção pelo Renault Sandero parece realmente a mais acertada, Isabelle. Boa sorte na aquisição!

Para todos aqueles interessados em uma consulta parecida com esta, gostaria de pedir que, antes de mandarem seus e-mails para ghruffo@motordicas.com.br, vocês não se esqueçam, primeiro, de buscar no site se não há consultas já respondidas que atendam a suas dúvidas.

Se não houver, não se esqueçam de me passar que tipo de uso fazem do carro, o que mais valorizam no veículo, quanto tempo pretendem ficar com ele, quantas pessoas vão transportar, em que tipo de terreno rodam (cidade, estrada, estrada de terra), se manutenção, desvalorização, seguro e consumo são fatores importantes, se querem um novo ou um usado e quanto pretendem gastar na compra.

Pode não parecer, mas perfeição não é absoluta. Para cada caso existe um modelo mais indicado. Também peço a paciência de vocês, já que o número de consultas cresceu muito e está difícil atender todo mundo.

Um abraço a todos,

Gustavo

"O que é melhor: comprar um carro 0 km ou um seminovo?"

"Prezado Gustavo,

Leio sempre sua opiniões e acho excelente! Tô precisando de sua orientação. Tenho R$ 40 mil reais para comprar um carro, que mais ficará com minha esposa. Ela gosta de carro hatch. Você nos aconselha um Renault Sandero, um Chevrolet Meriva ou outro semelhante? Gosto do Nissan Livina, do Honda Fit, mas a grana não dá...

Preciso de um carro com gasto e manutenção pequeno, e bom de dirigir. Ah, e de revenda sem muita perda, tá? Dá para comprar um Renault Sandero zero ou um Chevrolet Meriva usado. É mais negócio um carro 0 km ou um seminovo?

A Renault até ontem estava com uma promoção. Mas, como não tive a idéia de lhe escrever antes....

Mas, até no final desta semana gostaria de fazer a compra, pois estamos sem carro. É uma dúvida grande essa de comprar carro novo ou usado. E o medo de pegar um usado com problemas.... Comprando usado em uma agência será que tenho garantia?

Obrigado, amigo, espero contar com sua orientação.

Um abraço,

Eduardo Krawczyk"


Eduardo, em primeiro lugar, me desculpe por não conseguir ajudá-lo no prazo em que você precisou. É bem possível que você já tenha comprado seu carro e não precise mais dessa resposta, mas talvez ela ajude outros de nossos leitores. Espero que ela também possa ajudá-lo de algum modo.

Sua dúvida se parece bastante, em seu cerne, com a de Denys Y. Okada: o que é melhor, um usado mais sofisticado ou um modelo novo, ainda que mais simples? Tudo depende do que você espera do carro.

Se quer um veículo com confortos, como ar-condicionado e direção hidráulica, e o dinheiro não der para comprar um modelo novo com esses itens, a melhor escolha é um carro usado. A questão é que veículos usados precisam ter uma excelente procedência. Se o seu for comprado de um particular, o ideal é que ele tenha conservado o carro bem, fazendo todas as revisões em concessionária. É por isso que eu costumo recomedar carros de locadoras de veículos, que têm de manter o carro em excelente estado, para que ele continue rodando direitinho. Em agências, existe uma lei que assegura motor e câmbio por três meses, mas é preciso que a agência seja muito bem recomendada. Não compre seu carro, de jeito nenhum, em qualquer lugar. Apesar de haver gente muito boa no meio, eu já encontrei muito picareta vendendo carro alagado, batido...

O carro novo tem a vantagem de nunca ter sido usado por ninguém, mas ele desvaloriza muito só de sair da concessionária e "deixar de ser" 0 km. A desvalorização imediata pode chegar a 15%. Carro novo também não é garantia de que você não terá dores de cabeça. Basta olhar as seções de reclamação para ver muitas pessoas com carros novinhos enfrentando problemas de deixar os cabelos em pé. Em todo caso, a garantia teoricamente resolve o problema e peças são uma preocupação longínqua, dependendo de quanto você roda todos os dias. Para quem precisa do carro todos os dias, eu costumo recomendar o modelo novo.

Entre os dois modelos que você sugere, o Sandero é mais novo e tem menores chances de mudar com o tempo. Do mesmo modo que você encontrou reclamações sobre ele, a Meriva também apresenta reclamações, o que não deixa de torná-la, de um modo geral, um bom carro. Dependendo da versão que você pode comprar, o Sandero, para suas necessidades, me parece mais adequado. Espero que isso o ajude.

Para todos aqueles interessados em uma consulta parecida com esta, gostaria de pedir que, antes de mandarem seus e-mails para ghruffo@motordicas.com.br, vocês não se esqueçam, primeiro, de buscar no site se não há consultas já respondidas que atendam a suas dúvidas.

Se não houver, não se esqueçam de me passar que tipo de uso fazem do carro, o que mais valorizam no veículo, quanto tempo pretendem ficar com ele, quantas pessoas vão transportar, em que tipo de terreno rodam (cidade, estrada, estrada de terra), se manutenção, desvalorização, seguro e consumo são fatores importantes, se querem um novo ou um usado e quanto pretendem gastar na compra.

Pode não parecer, mas perfeição não é absoluta. Para cada caso existe um modelo mais indicado. Também peço a paciência de vocês, já que o número de consultas cresceu muito e está difícil atender todo mundo.

Um abraço a todos,

Gustavo